Em evento organizado para comemorar os 10 anos da Unidade de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal, Nadia de Araujo foi convidada a palestrar no Seminário Internacional, que contou com a participação de painelistas nacionais e estrangeiros para debates sobre a Cooperação Jurídica.

 

O Procurador-Geral da República, Dr. Rodrigo Janot Monteiro de Barros, foi responsável pela abertura do encontro. Nadia de Araujo palestrou no dia 26/05 sobre a cooperação jurídica em matéria civil e penal no Mercosul, sobretudo entre Brasil Paraguai, em mesa presidida pela Procuradora de Justiça Denise Abade e que contou com a participação de representante do Ministério Público do Paraguai.

 

Em sua palestra, Nadia de Araujo delineou a situação da cooperação jurídica no Mercosul, uma vez que não temos tratados de caráter bilateral com o Paraguai. Desta forma, a regulamentação de CJI do Mercosul cumpre papel fundamental no trato das questões penais da região.

 

Outro dado importante da cooperação jurídica internacional com o Paraguai diz respeito ao fato de o Brasil ser mais demandante do que demandado. No universo pesquisado, tendo por base apenas o ano de 2014, enquanto há em torno de 12 pedidos de CJI passiva originados do Paraguai, na outra ponta, os pedidos ativos do Brasil para o Paraguai totalizam 215.