O escritório se destaca pela sua atuação substancial em arbitragens nacionais e internacionais, envolvendo questões de direito civil e empresarial da mais ampla abrangência. Ademais, atua na mediação de conflitos na área comercial e de família, auxiliando as partes no alcance de um acordo.

Nadia de Araujo Advogados representa os clientes em arbitragens no Brasil e no exterior, tanto institucionais como ad hoc, em disputas relativas a direito civil, direito comercial, direito societário, direito do consumidor, direito de família e sucessões, dentre outras matérias. A prática muitas vezes ocorre mediante trabalho em parceria com outra banca de advocacia.

Além de intervir diretamente em arbitragens, o escritório é frequentemente contatado para prestar assessoria jurídica a outros escritórios, a fim de traçar a melhor estratégia jurídica ou então esclarecer determinada matéria de direito brasileiro aplicável ao tribunal arbitral estrangeiro (através de affidavits ou do depoimento pessoal da sócia Nadia de Araujo na condição de expert witness).

A sócia Nadia de Araujo foi escolhida para integrar o seletíssimo rol de representantes do Brasil perante a Corte Permanente de Arbitragem em Haia, na Holanda, sendo membro do Grupo Nacional do Brasil.

Também é figura reconhecida como árbitra, integrando as listas das principais câmaras brasileiras de arbitragem e de mediação, como, por exemplo, Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CBMA; Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem FIESP/CIESP; Câmara FGV de Conciliação e Arbitragem; CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil; Câmara de Arbitragem, Mediação e Conciliação do CIERGS; Câmara de Mediação e Arbitragem da Sociedade Rural Brasileira.